quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sugestão de atividade fazendo uso do teodolito caseiro e o cálculo de distancias inacessíveis

a) Calculando as alturas do mastro e a quantidade de corda necessária para o hasteamento:

Forme grupo com mais dois ou três colegas. Obteremos finalmente as alturas dos mastros para colocar as cordas necessárias para o hasteamento das bandeiras, usando nosso conhecimento de trigonometria. Para tanto, siga os passos abaixo:

Aponte a mira do teodolito para o ponto mais alto de cada mastro e anote os ângulo formados. Meça a distância entre você e o mastro e a altura do teodolito até o chão.

- Com os valores obtidos calcule a altura de cada mastro:

- Obtenha a quantidade de corda que será gasta;

b)A trigonometria, com seus problemas envolvendo o cálculo de distâncias inacessíveis, pode ser útil em várias situações, além daquelas que já vimos. Por exemplo, faça a atividade "medindo a largura do rio" descrita abaixo:

Forme grupo com mais dois ou três colegas. Faremos uma simulação para medir a largura do rio, imaginando que o pátio da escola é cortado por um rio e para medir a largura do nosso rio imaginário, não vamos atravessá-lo. Com fita adesiva, giz ou outro recurso, assinalem as margens. Do outro lado do rio, um poste outro objeto qualquer representa uma árvore. A e B são duas marcas no chão (podem ser estacas). Ao marcá-las, obtenha um ângulo reto em A. Com o teodolito caseiro feito com sucatas, meçam o ângulo B. Com a trena, meça a distância AB.

Com esses dados e usando trigonometria, calculem a largura do “rio”. Depois, meçam sua largura diretamente com a trena.

Faça um relatório no qual devem constar um desenho esquemático da situação, a descrição do processo, os dados obtidos, os cálculos e o resultado.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

IMENES, Luiz Márcio; LELLIS, Marcelo. Matemática para todos, 8ª série. São Paulo: Scipione, 2002.

2 comentários:

  1. Excelente trabalho o de vcs! Abraços! Ana Gabriella

    ResponderExcluir
  2. usando a trigonometria.... qual regra, qual parte da trigonometria? preciso saber!

    ResponderExcluir