a) Calculando as alturas do mastro e a quantidade de corda   necessária para o hasteamento:   Forme grupo com mais dois ou três colegas. Obteremos finalmente as   alturas dos mastros para colocar as cordas necessárias para o hasteamento das   bandeiras, usando nosso conhecimento de trigonometria. Para tanto, siga os   passos abaixo:   Aponte a mira do teodolito para o ponto mais alto de cada   mastro e anote os ângulo formados.  Meça a distância entre você e o   mastro e a altura do teodolito até o chão.    - Com os valores obtidos calcule a altura de cada mastro:  - Obtenha a quantidade de corda que será gasta;    b)A trigonometria, com seus problemas envolvendo o cálculo de   distâncias inacessíveis, pode ser útil em várias situações, além daquelas que   já vimos. Por exemplo, faça a atividade "medindo a largura do rio"   descrita abaixo:     Forme grupo com mais dois ou três colegas. Faremos uma simulação   para medir a largura do rio, imaginando que o  pátio da escola é cortado   por um rio e para medir a largura do nosso rio imaginário, não vamos   atravessá-lo. Com fita adesiva, giz ou outro recurso, assinalem as margens.   Do outro lado do rio, um poste outro objeto qualquer representa uma   árvore.  A e B são duas marcas no chão (podem ser estacas). Ao marcá-las,   obtenha um ângulo reto em A.  Com o teodolito caseiro feito com sucatas,   meçam o ângulo B.  Com a trena, meça a distância AB.  Com esses dados e usando trigonometria, calculem a largura do “rio”.   Depois, meçam sua largura diretamente com a trena.  Faça um relatório no qual devem constar um desenho esquemático da   situação, a descrição do processo, os dados obtidos, os cálculos e o   resultado.  REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA IMENES, Luiz Márcio; LELLIS,  Marcelo.  Matemática para todos, 8ª série. São Paulo: Scipione, 2002.  
           
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Sugestão de atividade fazendo uso do teodolito caseiro e o cálculo de distancias inacessíveis
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Excelente trabalho o de vcs! Abraços! Ana Gabriella
ResponderExcluirusando a trigonometria.... qual regra, qual parte da trigonometria? preciso saber!
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